13.3.11

Manaa' ♥

Quase 10 anos.
Foram estes 10 anos que fizeram a diferença na minha vida.
Porque estavas lá.
Recordo agora, ao fazer esta dedicatória todos os momentos. E ficas a saber a tua história através dos meus olhos.
Antes de tu nasceres, o teu quarto (agora meu) era uma pequena salinha para mim, com uma televisão e um sofá. As minhas memórias já não são assim tão nitidas, porque estamos a recuar durante muito tempo.
A mamã estava grávida e eu toda contente ia ter uma maninha.
Yupiiiii!
Fizeram as obras no sotão, melhor dizendo, construíram o sótao anda tu estavas na barriga da mamãe.
Mais tarde, lembro-me que durmi três noites com o pápa quando a mãma estava no hospital.
Nasceste no dia 24-04-2001. Queria que te chamasses Adriana. Lembro-me de dizê-lo aos pápas no carro, quando eles decidiam o teu nome, após saberem que eras uma menina. Nenhum deles concordou muito, porque a mamã queria que o teu primeiro nome fosse Maria, e Maria Adriana ficava um bocado mal. Apesar disto, sei que o vovô Adriano iria ficar radiante ao saber o teu nome.
Lembro-me quando chegas-te a casa. Melhor, lembro-me de descer as escadas para a garajem. O resto já nem sei.
Pergunta à mãma quando te baotizas-te, porque a data eu não sei.
Queres saber uma coisa? Eras a estrela da festa! Toda a gente olhava para ti. Na realidade eras a coisa mais fofinha que os meus olhos tinham visto até ao momento.


Este foi o dia do teu baptizado.

Quando vi o teu quarto a primeira coisa que perguntei fio porque é que tu tinhas duaçs televisões e eu não tinha.
Eras linda! As tuas bochechas eram rechonchudas e os teus olhos brilhavam! Nos teus primeiros meses de vida, o papá vivia em Lisboa por causa do trabalho e tu eras uma choramingas. Como ainda não sabias falar choravas porque tinha fome, ou sede, choravas porque eu estava a brincar com o brinquedo que tu querias, choravas por causa das colicas, choravas por gostares muito de mim, choravas porque não querias dormir, choravas para acordar os pais... Só choradeira. Mas essa é uma das minhas partes preferidas da  tua vida. Ainda não tinhas noção do que estava certo e do que estava errado. Umas vezes comias muito, outras comias pouco.
A tua festa de dois aninhos foi na praia, no Algarve. Nesse dia fomos comer ao Pinhal e conhecemos a Célia. Aos dois anos já andavas e falávas e nunca me chamas-te de Carolina apesar de eu nunca te ter chamado mana. É um mistério, para mim és a minha Juju, para ti eu sou a tua mana preferida. Ainda bem! Nesta fase da tua vida, eu tinha que ter muita, mas mesmo muitaaaaaa paciência contigo! Sabes porquê?
Eu explico-te: Quando estavamos as duas no sótão e au estava a brincar com a bola, tu logo depois querias brincar com a bola. Quando eu ia brincar com as polias, tu deixavas a bola e ias brincar com as polis. Pareciamos imans! Ninguém te separava de mim. E ainda hoje te vejo assim.
Quando fizeste quatro anos, eu tinha oito, e o tema da festa foi "O sítio do Pica-pau Amarelo" Acho que foi esta festa que fizémos em conjunto, porém, não tenho a certeza.
Quando a Lua veio cá para casa foi um alegria! Nunca me vou esquecer. Era um sexta feira. Eu ia para o ballet e tu ias no carro comigo e com a mãe.
Todos os domingos íamos a casa da vóvó Ermelinda e do avô Adriano. às vezes iamos a campia ter com a vóvó Alcina e o vôvô Amadeu.
Nos teus cinco aninhos, eu tinha nove, não me lembro da festa. Mas sei que o teu convite tinha uma foto tua na casa da vóvó Ermelinda ao pé de uma das suas encantadores flores e tu mostravas os teus cinco dedinhos de uma mão.
A partir daqui, começas-te a ficar crescida. Começas-te a perceber o mundo que te rodeava, a fazer verdadeiras amigas, mas claro, brincavas sem nunca parar.
Os anos foram passando, tu foste crescendo assim como eu. Agora estás mais velha e daqui a pouquíssimo tempo já vais para a escola dos grandes.
Já viste quanto tempo passou? Como tudo isto passou tão rápido?
Tenho que te pedir desculpa por muita coisa, muita mesmo.
Desculpa por não ser aquela irmã que tu querias que eu fosse;
desculpa te chatear;
desculpa por às vezes ser má;
desculpa por não te dar o devido valor;
desculpa por todas as vezes que não brinqueri contigo, obrigando-te a brincares sozinha.
desculpa por esquecer-me de te contar um história todas as noites antes de ires dormir;
desculpa não estar sempre a dizer que te amo e que isso nunca vai mudar;
desculpa por todas as discussões que tivémos;
desculpa por todas as vezes que te ignorei em frente aos meus amigos;
desculpa por não fazer o que me pedes;
desculpa por não ir contigo ao cinema quando não tens mais ninguém para ir;
desculpa por cada coisa feia que te disse;

Por tudo isto e por mais alguma coisa que venha a fazer que te magoe, desculpa.

Mas ao mesmo tempo também tenho que te agradecer.

obrigada por seres minha irmã;
obrigada por gostares de mim como sou;
obrigada por me apoiares quando eu estou triste;
obrigada por todas as vezes que partilhas os teus chocolates comigo;
obrigada por dizeres que me adoras mesmo quando eu não mereço;
obrigada por fazeres com que tenha orgulho em ti;
obrigada por estares a ler esta dedicatórias, mesmo que isto seja muito chato.
obrigada por me deixares ver-te crescer, fazer traquinices, mostrar aquele sorriso que tanto gosto, por me abraçares, por me dares beijinhos, por dizeres que sou má no momento certo.

Simplesmente, obrigada por seres quem és, por seres minha irmã e por existires.

Sabes de uma coisa?
Como te disse no outro dia, eu daria a minha vida por ti. Porque tu és a minha mana, o meu tesourinho mais valioso, uma menina pequenina que dança muito bem e que me ajuda quendo preciso e quando não e preciso dela


Preciso de ti, aqui, ao pé de mim , para ser feliz!

Amo-te incondicionalmente, como irmã mais velha que sou Maria Juliana, juju, Ju, Maninha, bébé.


3 comentários:

  1. Olá, as várias fases que tu contaste, a interacção com a tua irmã é exactamente igual à minha. Não podemos estar separadas, mas juntas somos um diabos.
    Bjs (estou com muitas saudades tuas)
    Ana Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Tmb tenho saudades tuas Ana :)

    Beijinhos, vives aonde? è que assim talvez nos possamos ver nas férias da pascoa x)

    ResponderEliminar
  3. Eu avaliei como perfeito, mas foi porque não havia melhor!!!!

    Está fantástica ( no mínimo )

    ResponderEliminar